domingo, 29 de novembro de 2009

GIDEÃO A A LEI DA ACEITAÇÃO

(John Maxwell)

“As pessoas têm confiança na visão quando têm confiança no líder”.

Juízes 6:11 – 7:25

Gideão era um líder improvável. Ele certamente não via a si mesmo como líder. Podemos ter uma melhor percepção da imagem que ele fazia de si mesmo ao observarmos sua reação diante da proclamação do anjo que disse que ele seria instrumento de libertação de Israel das mãos dos midianitas. Depois de o anjo falar, Gideão respondeu: “Ai, Senhor meu! Com quem livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai”. (juízes 6:15). Deus usou aquele homem apesar das dúvidas que Gideão tinha. O povo se juntou a ele – o mais jovem membro de um dos clãs mais pobres – e se tornou o líder da mais desequilibrada vitória de Israel.

O QUE VEM PRIMEIRO?

O que vem primeiro: a visão ou a reunião do povo? Afirmo que a resposta depende de sua perspectiva:

* O líder descobre a visão e, depois, as pessoas.

* O povo descobre o líder e, depois, a visão.

Se você vê as coisas da perspectiva do seguidor, o povo aceita o líder e, depois, sua visão. Esta é a Lei da Aquisição. Mas se você é o líder, então sabe que a visão vem primeiramente a você. Os líderes abraçam a visão em primeiro lugar e, depois, procuram as pessoas que podem ajudá-lo a alcançá-la.

A visão pode ser uma coisa poderosa. É fácil perceber que, no caso de Gideão, foi a visão que veio em primeiro lugar, pois seu chamado veio diretamente de Deus. Mas não é necessário que um anjo so senhor o visite em pessoa para que você tenha uma visão poderosa.

O PODER DA VISÃO –

A visão tem poder porque dá a o líder...

1. Conscientização – capacidade para enxergar

Os líderes precisam ver a visão em primeiro lugar; caso contrário, jamais conseguirão ajudar as pessoas a vê-la. Gideão entendeu qual era seu papel antes de qualquer outra pessoa.

2. Atitude – a fé para crer

Uma coisa é ter a visão do que poderia acontecer. Outra bem diferente é acreditar que você pode torná-la realidade. No início, Gideão passou por maus momentos para acreditar que ele poderia libertar seus compatriotas dos midianitas, mas o anjo o ajudou a superar sua dúvida.

3. Ação – a coragem para fazer

Se sair da visão para a fé já é um grande passo, reunir a coragem para agir de acordo com aquilo que você crê é algo ainda maior. Gideão teve tanta dificuldade com esta etapa que usou um pedaço de lã pata fazer um teste com Deus – por duas vezes. Mas Deus foi gracioso e deu a confirmação a Gideão, o qual seguiu adiante.

4. Realização – a esperança de permanecer

Quando um líder começa a se mover, seus problemas estão apenas começando. É preciso perseverança para transformar a ação em realização. O povo estava logo atrás de Gideão quando ele enfrentou enormes obstáculos.

O presente do líder ao povo é a visão. O presente do povo ao líder é a realização dessa visão. É por isso que Deus sempre coloca o povo e o líder juntos. Mas, antes de o povo estar disposto a tornar o sonho realidade, ele precisa comprar o líder, e isso exige uma boa liderança.

Pergunta para reflexão:

Você seguiria você mesmo”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário